Nas últimas décadas com o advento das câmeras digitais o fotografo passou a dividir espaço com uma legião de apaixonados por fotografia e que nem sempre conhecem as técnicas. A empresa de fotografia e filmagem em Recife - Acioli Artes filmes – resolveu dar uma mãozinha àqueles que têm alguma dificuldade para tirar fotos.
O primeiro passo é escolher o equipamento utilizado. Embora você possa adquirir um equipamento mais profissional, uma câmera com até cinco megapixel é suficiente para quem deseja apenas tirar fotos caseiras.
Na hora de escolher a resolução da imagem aconselha-se não tirar fotos com baixa resolução quando o único intuito é armazenar uma quantidade maior de fotos no cartão de memória. Na hora da revelação você pode não obter a imagem com a qualidade desejada.
Escolhida a câmera e a resolução da sua foto, é hora de acertar o enquadramento. Uma dica é observar a linha horizontal e vertical da imagem e enquadrá-la da forma que fique mais agradável aos seus olhos. Nas câmeras digitais você pode contar com a ajuda do grid. Quando esse recurso é acionado aparece na tela da câmera uma espécie de jogo da velha sobre a imagem a ser captada, lhe orientando melhor na observação das linhas.

Existem dicas usadas por profissionais experientes que podem ajudar o fotografado a sair melhor nas fotos. Por exemplo, evite apertar os braços junto ao corpo. Se você dá uma leve puxada no cotovelo pra fora, ele tende a dar uma afinada.
Quanto ao pescoço, o importante é tomar cuidado para não puxar para trás na hora de rir e sempre jogar um pouquinho pra frente e pra baixo. Embora pareça estranho de perfil, mas de frente na foto fica legal.
Outra dica muito importante é quando o fotografo vai tirar uma foto no “contra luz”, ou seja, quando o objeto a ser fotografado encontra-se na sombra e ao fundo existe muita luz, “estourando” assim a imagem. Nesse caso se faz necessário o uso do flash, caso contrário, será captado apenas a “silhueta” do objeto em foco.
Como você pode perceber o flash pode ser usado em diversas ocasiões. Um desses recursos é utilizá-lo como “modo de cena”, que a maioria das câmeras já tem, e que geralmente é a imagem de uma lua com uma pessoa na frente. Esse modo de cena favorece que você fotografe a pessoa com flash e o fundo da cena apareça também na imagem sem perder a referência do lugar.
E por fim, experimente! A tentativa e o erro é o grande segredo da fotografia. Leia por completo o manual da sua câmera para saber todas as funções que ela têm e depois tente todas as configurações possíveis. Em geral não há regras na fotografia, o mais importante é ter o domínio do seu equipamento pra depois fazer o que quiser.