sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Dicas para a produção de desfiles (parte 1)



Esqueça as Giseles , esqueça as fashion weeks, esqueça o glamour e as festas; os convites, esqueça "gente bonita". Nossa jornada deve ir além da ponta de um gigantesco iceberg chamado mercado de moda.

Se você tem tentado ou vai começar a tentar entrar no mercado de produção de desfiles e show-rooms, você deve saber desde já que 99% do mercado acontece distante dos holofotes da mídia de moda. Lembra-se quando você foi visitar aquele shopping e viu um pequeno desfile acontecendo quase que por acaso na praça de alimentação ? Para que aquele pequeno evento acontecesse, se trabalhou uma semana, talvez um mês ou mais, em sua produção. Pessoas gastaram a calma e um monte de dinheiro para que algumas meninas subissem em um tablado de madeira, vestindo roupas que qualquer um pode ver nas vitrines (e até mesmo provar), para que centenas de outras pessoas pudessem ver aquelas roupas e  comprá-las.Qual a finalidade disto tudo ?

Basicamente um desfile de moda é uma peça de marketing, bastante barata se comparada a outras mídias tais como televisão ou outdoor. A intenção de se fazer um desfile de moda, portanto, é basicamente vender moda, vender roupas, que alguma confecção está disponibilizando no mercado, alguma loja está vendendo, ou mesmo um estilista está criando.

Sendo assim, não devemos nos esquecer de que a estrela principal de um desfile deve ser a roupa, e todo o resto deve servir de argumento para vendê-las.

Um desfile deve ser capitalizado (deve render frutos na promoção da coleção) em três estágios:

1.Pré-evento - Gerando notas em jornais e ações de telemarketing dirigidas a clientes, avisando que o evento acontecerá. Isto é mídia, isto é importante para a marca.

2.Evento - Momento do desfile, que deverá ser devidamente registrado por fotógrafos e passar uma boa impressão à platéia, para gerar um boca-a-boca positivo e espontâneo.

3.Pós-evento - Na divulgação de fotos do evento na mídia especializada, ou mesmo dentro da loja, durante a apresentação das peças ao cliente.

POR Carol Vilaça.

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