sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Dicas de como ser modelo fotografico e passarela


O Brasil é uma fábrica de produzir e exportar modelos para outros países, até parece que assim como o futebol a arte de desfilar pelo mundo é uma coisa que está no sangue.

De dez entre nove meninas se você perguntar em casa ou não escola a grande maioria vai responder, - Quero ser modelo!

Em virtude dos concursos de modelos como a iniciativa do Fantástico tem crescido muito a procura de meninas e também de meninos que gostariam de ser modelo, mas não tem noção nenhuma de por onde começar.

Então vamos lá, preparamos algumas dicas para ser modelo e basicamente como chegar ao seu objetivo.

Antes de tudo procure um Studio para fazer fotos e montar seu book para entregar a agência.

Depois procure descobrir para o que você leva mais jeito, se para arte de fotografar, desfilar, representar enfim tem vários caminhos que possam ser seguidos nesta profissão.

Por exemplo, se for menor de dez anos você tem duas chances de ser modelo infantil, uma é fazendo fotos para catálogos de roupas e outra é desfilando com as próprias roupas em festas e desfiles promovidos pelas agências.

Caso já seja maior de idade tanto para meninas como para meninos fica mais fácil caso tenham que viajar para representar a grife ou a agência de modelo no qual foi contratado.

Ter boas medidas é fundamental, portanto seja prudente cuide da sua alimentação nada de chocolates em excesso, pizza, cachorro quente e outras guloseimas que possam estragar seu sonho.

Junto com a boa alimentação pratique exercícios, faça aula de etiquetas, aprenda a desfilar, tenha desenvoltura, simpatia, facilidade para conversar com as pessoas e principalmente nunca deixe de estudar.

Tenha em mente que vida de modelo não é tão fácil como você está acostumada a ver na TV, disciplina é a palavra certa que define a vida de quem quer ser uma verdadeira Top Model.

Dicas para ser uma modelo




# Faça um curso ou aprenda a desfilar.

# Faça algumas fotos (sem muita produção) com um fotógrafo da área.

# Envie as fotos ou procure diretamente uma grande agência ou entre em uma agência pequena para adquirir experiência.

# Participe de grandes concursos

# Pontualidade: Ser modelo é como trabalhar em qualquer outro lugar e as pessoas exigirão muita responsabilidade e profissionalismo. Chegue aos seus compromissos com pelo menos 15 minutos de antecedência. Tenha paciência para ser atendido em um teste ou agência.

# Disposição: Para repetir as fotos e filmagens quantas vezes forem necessários ou até para entrar na água em um dia frio (se necessário). O modelo tem que gostar do que faz e se dedicar ao máximo.

# Independência: Para ir a alguns lugares sozinha sem depender de outras pessoas. É fundamental que o modelo saiba pegar um ônibus ou metrô caso necessário.

Faça o seu book fotográfico

É muito importante que uma modelo tenha em mãos o book fotográfico. Para isso, basta contratar um bom fotógrafo que possa orientá-la. O álbum com suas fotos pode ser uma ótima oportunidade para você ser aceita em agências. Algumas disponibilizam para as garotas esse trabalho, mas não é aconselhável que você espere que uma agência se prontifique. Faça o seu álbum e apresente-o. Quando os trabalhos começarem a surgir providencie o seu composite, um cartão impresso com as melhores fotos e todas as suas medidas.

Mini dicionário da modelo

Book: É um álbum geralmente com 12 fotos no tamanho 20x30 cm e com trabalhos da modelo

Cachê: Pagamento que a modelo recebe por um trabalho

Cast: Elenco de modelos de uma agência

Casting: Uma seleção de modelos (ou teste) para um determinado trabalho

Composite: É um cartão impresso com as melhores fotos e medidas da modelo

Comissão: Percentual do pagamento da modelo destinado a agência que o promove

Locação: Lugar fora do estúdio onde será feito a fotografia ou filmagem

New face: Modelo que ingressou recentemente na carreira

Scalter ou Talent Hunter: Caçador de talentos

Top Model: Modelo que está em evidência em uma agência.

FASHION MANEQUINS E MODELOS



- DICAS PARA INGRESSAR NA CARREIRA DE MANEQUIM E MODELO -

Areas de atuação:

- FASHION: É aquela pessoa que faz desfiles em passarelas. O ideal é que seja alta e magra. Não é necessário que seja tão bonito, podendo até ter uma beleza diferente (meio exótica).

- COMERCIAL: É aquela que faz fotos e comerciais. Não é necessário um corpo perfeito, isto é, mesmo as mais baixinhas ou até um pouco gordinhas podem alcançar sucesso nesta área. Neste caso tem que ser fotogênica e e expressiva.

 PARA ENTRAR NESTA CARREIRAS O IDEAL É:

1- Entrar em contato com pessoas que trabalhem na área (agências, escolas de modelos, etc) .

2- Se possível, é bom fazer um curso básico de modelo ou teatro/ator.

3- Fazer algumas fotos básicas (sem muita produção) feito por um fotógrafo da área.

4- Enviar as fotos ou procurar diretamente uma agência.

 5- Você pode também participar de grandes concursos promovidos pelas agências.

É bom saber que o pessoal das agências  não poderão lhe oferecer uma atenção especial. Por isso ao entrar em contato com uma agência esteja preparado(a) para tratamentos bruscos, pois os mesmos tem que fechar dezenas de acordos com clientes, modelos, etc e na maioria dos casos estão muito ocupados.

PARA SE SOBRESSAIR UM MANEQUIM OU MODELO DEVE TER:  

- Pontualidade: Ser modelo é como trabalhar em qualquer outro lugar e as pessoas exigirão muita responsabilidade e profissionalismo. Chegue aos seus compromissos com pelo menos 15 minutos de antecedência. Tenha paciência para ser atendido em um teste ou agência.

- Disposição: Para repetir as fotos e filmagens quantas vezes forem necessários ou até para entrar na água em um dia frio ( se necessário). O modelo tem que gostar do que faz e se dedicar ao máximo.

- Desinibição: A modelo não pode ter vergonha de nada em hipótese alguma. O trabalho sempre expõe a pessoa, por isso nunca tenha vergonha de ser fotografada ou filmada em uma rua movimentada ou trocar de roupa junto com pessoas de outro sexo ( nos desfiles os camarins são os mesmos para homens e mulheres).

- Independência: Para ir em alguns lugares sozinhas sem depender de outras pessoas. É fundamental que o modelo saiba pegar um ônibus ou metrô caso necessário. No início, é sempre bom que um responsável o acompanhe nos primeiros contatos.

 

CUIDADO: se alguma pessoa se identificar como caçador de talentos, pegue um cartão dele ou anote o nome e telefone da agência que ele diz trabalhar. Desconfie quando te fizerem muitas promessas: há muitos falsos "caçadores de talentos" que iludem os candidatos a modelos. NÃO DÊ O SEU TELEFONE OU ENDEREÇO EM HIPÓTESE ALGUMA.

PROCURE EVITAR também as excursões que levam modelos para os grandes centros como Rio e São Paulo. Geralmente são organizadas por pessoas exploradoras. Procure entrar em contato diretamente com a agencia ou seu representante local.   

AO PROCURAR UM FOTÓGRAFO, pegue referência do mesmo com as agências ou modelos da sua região. Vá sempre acompanhado de um responsável (maior de idade).

MINI DICIONÁRIO DO MODELO

ESTAS SÃO APENAS ALGUMAS DAS PALAVRAS USADAS NESTE MEIO

- BOOK: É um álbum geralmente com 10 fotos no tamanho 20x30 Cm e com trabalhos do modelo.

- CACHÊ: Pagamento que o modelo recebe por um trabalho.

- CAST: Elenco de modelos de uma agência.

- CASTING: Uma seleção de modelos ( ou teste ) para um determinado trabalho.

- COMPOSITE: É um cartão impresso com as melhores fotos e medidas do modelo.

- COMISSÃO: Percentual do pagamento do modelo destinado a agência que o promove.

- LOCAÇÃO: Lugar fora do estúdio onde será feito a fotografia ou filmagem.

- NEW FACE: Modelo que ingressou recentemente na carreira.

- SCALTER ou TALENT HUNTER: Caçador de talentos.

- TOP MODEL: Modelo que está em evidência em uma agência.

CASO QUEIRA EMAGRECER:

- Evite métodos rápidos (como remédios ou regimes milagrosos )

 - O ideal é fazer uma dieta balanceada (evitando chocolates, refrigerantes e frituras), comendo um pouco menos que o habitual e  completando a alimentação com frutas e verduras.

- Evite comer após as 19 Horas e muito menos coma antes de dormir.

- Faça exercícios aeróbicos: os melhores exercícios para perder peso é caminhar, correr ou fazer ginástica aeróbica.

DICAS PARA BRILHAR

- É bom lembrar que a roupa não faz o manequim, e sim o manequim que faz a roupa ou qualquer outro produto que esteja anunciando. Em um desfile ou propaganda o mais importante é o produto que está anunciando e não o modelo.

- Não tente chamar a atenção, o que deve ser destacado é a roupa e não você.

- Incorpore o estilo da roupa para poder expressá-lo.

- Um modelo "ganha pontos" se manter o camarim organizado e não sujar as roupas que está usando (pois as mesmas não são suas).

- Não queira escolher a roupa ou maquiagem que usará para fazer um trabalho.

- Caso tenha que passar uma roupa justa pela cabeça, proteja a mesma com as mãos ou peça a ajuda de alguém para não suja-la de maquiagem.

- Seja rápido(a): No camarim, os tempos para trocas são muito curtos.

- Use desodorante antitranspirante sem cheiro (para que a roupa não fique com o seu perfume). Não use perfumes ao fazer um trabalho

- Nunca mexa no cabelo ou maquiagem depois que estiverem prontos.

- Não ande descalço no camarim ou estúdio para não sujar os pés.

- Para fazer alguns trabalhos fotográficos e filmagens o modelo precisará ser um pouco de ator ou atriz, isto é, saber representar, se expressar, e ter uma boa dicção em alguns casos. Um curso de teatro o ajudará muito.

- O MODELO DEVE REPRESENTAR PARA A CÂMERA COMO UM ATOR PARA O PÚBLICO.

- Cumpra sempre as recomendações que lhe forem feitas.Se é para ir ao trabalho com bermuda e camiseta e sem maquiagem, nada de aparecer por lá com um vestido preto e toda maquiada.

- O modelo deve sempre encarar o trabalho com seriedade, sem nenhuma brincadeira ou passatempo, pois vai estar com outros profissionais (produtores, maquiadores, fotógrafos) e todo mundo espera que você leve o trabalho a sério.

- Evite de chegar ao trabalho (fotos e desfiles) com marcas de biquinis, relógios ou de roupas íntimas.

- Procure dormir cedo na véspera de fotografar ou filmar para evitar olheiras.

- Lembre-se de seguir todas as orientações que lhe forem feitas e não tenha restrições quanto a roupa ou maquiagem que usará para o trabalho.

- O book deve "vender" o modelo, por isso deve ser sempre atualizado com fotos recentes. No in';icio da carreira o mesmo não deve ter muita produção.

- EVITE DE TOMAR SOL: AS MODELOS NÃO PODEM TER MARCAS DE BRONZEAMENTO

- Evite de levar parentes ou amigos nos trabalhos que conseguir. O pai ou a mãe podem ir somente nos primeiros contatos com a agência para saber como a mesma funciona. Nunca leve namorados ou amigas. Já o modelo infantil (com menos de 12 anos) deve sempre estar acompanhado do pai ou mãe)

SE VOCÊ QUER MESMO SER MODELO, NÃO PERMITA QUE ALGUMAS REJEIÇÕES OU OBJEÇÕES O DESENCORAJE, SEJA TOLERANTE E BATALHE PELOS SEUS INTERESSES

VOCÊ PRECISA DE FOTÓGRAFO ?

ADQUIRA UMA APOSTILA DO NOSSO CURSO DE MANEQUIM E MODELO COM TODOS OS TRUQUES E MACETES PARA SE DAR BEM NESTA CARREIRA .

Na apostila tem: Dicas de postura, andamento e passarela - Mini dicionário do modelo - Etiqueta Social e à mesa - Maquiagem básica - Cuidados com cabelo, pele, corpo e nutrição - Básico de propagandas e fotografia - Expressão - Recepção em feiras e eventos e ética empresarial - Legislação trabalhista -  Como se agenciar e conseguir sucesso nesta área.

- PREÇO DA APOSTILA POR E-MAIL: R$ 20,00: Para obtê-la, basta depositar 20 Reais na conta 37672-8, da agência 1489-3 do Banco do Brasil em nome de Jorge Moura. Após o depósito nos avise por E-mail para que possamos enviar a apostila em até 48 horas (após a confirmação do depósito). Esta apostila só pode ser adquirida via Internet. A mesma é enviada somente por E-mail no formato DOC para o programa Word.

Informações: agenciafashion@globo.com

Dicas para a produção de desfiles (parte 1)



Esqueça as Giseles , esqueça as fashion weeks, esqueça o glamour e as festas; os convites, esqueça "gente bonita". Nossa jornada deve ir além da ponta de um gigantesco iceberg chamado mercado de moda.

Se você tem tentado ou vai começar a tentar entrar no mercado de produção de desfiles e show-rooms, você deve saber desde já que 99% do mercado acontece distante dos holofotes da mídia de moda. Lembra-se quando você foi visitar aquele shopping e viu um pequeno desfile acontecendo quase que por acaso na praça de alimentação ? Para que aquele pequeno evento acontecesse, se trabalhou uma semana, talvez um mês ou mais, em sua produção. Pessoas gastaram a calma e um monte de dinheiro para que algumas meninas subissem em um tablado de madeira, vestindo roupas que qualquer um pode ver nas vitrines (e até mesmo provar), para que centenas de outras pessoas pudessem ver aquelas roupas e  comprá-las.Qual a finalidade disto tudo ?

Basicamente um desfile de moda é uma peça de marketing, bastante barata se comparada a outras mídias tais como televisão ou outdoor. A intenção de se fazer um desfile de moda, portanto, é basicamente vender moda, vender roupas, que alguma confecção está disponibilizando no mercado, alguma loja está vendendo, ou mesmo um estilista está criando.

Sendo assim, não devemos nos esquecer de que a estrela principal de um desfile deve ser a roupa, e todo o resto deve servir de argumento para vendê-las.

Um desfile deve ser capitalizado (deve render frutos na promoção da coleção) em três estágios:

1.Pré-evento - Gerando notas em jornais e ações de telemarketing dirigidas a clientes, avisando que o evento acontecerá. Isto é mídia, isto é importante para a marca.

2.Evento - Momento do desfile, que deverá ser devidamente registrado por fotógrafos e passar uma boa impressão à platéia, para gerar um boca-a-boca positivo e espontâneo.

3.Pós-evento - Na divulgação de fotos do evento na mídia especializada, ou mesmo dentro da loja, durante a apresentação das peças ao cliente.

POR Carol Vilaça.

Dicas básicas para modelos iniciantes

Dicas básicas para modelos iniciantes

O que um manequim nunca deve fazer
OLHAR nunca olhar para o chão
ANDARnunca andar pisando com o calcanhar
COLUNAexpressão corporal. Sempre Manter a postura, inclusive quando se senta
PONTUALIDADEnão chegue atrasado. Há uma equipe de profissionais (fotógrafos, produtoras...) trabalhando no mesmo evento
PRODUÇÃO transar roupas e visual de acordo com revistas, jornais, TV, etc.LINGUAGEMfalar corretamente e em tom baixo. Não usar gírias. Evite "gesticular"enquanto conversa.
...
Higiêne
Usar desodorantes neutros
As unhas devem estar sempre feitas e sem esmalte. Usar base incolor de preferência
Não fumar no local dos trabalhos
...
Ítens de Maquilagem ( I )
Loção Tônica: para equilibrar a pele. Aplicar com algodão.
Hidratante: para proteger a pele dos agentes externos.
Corretivo: para igualar e corrigir a pele. Espalhar com a ponta dos dedos.
Base: para uniformizar a cor da pele. Aplicar com esponja apropriada.
Pó Facial: para fixar base e demais produtos. Usar esponja específica.
Contorno dos Olhos: para modificar, corrigir falhas e realçar formato dos olhos. Contornar com sombra específica e fixar com lápis.
Sombras: para colorir áreas específicas. Usar pincel.
...
Técnicas de Aplicação de Maquilagem
- lavar o rosto com sabonete neutro- limpar a pele com adstrigente- passar hidratante- passar base e espalhar bem. Não usar nas pálpebras- passar pó ou pancake- passar corretivo- passar sombra nas pálpebras esfumaçando de fora para dentro.- combinar as cores das sombras- passar lápis- passar delineador- passar rímel- passar blush na maça do rosto- passar batom contornando a boca com pincel Confira outras dicas na apostila da empresa
...
Técnicas de Passarela
3/4Meio giro é dado para entrar numa passarela. Quando entrar pelo lado direito, gire para o lado esquerdo e vice-versa.
MostragemUma "leve parada" do lado direito ou esquerdo, onde o manequim abre um pouco a perna do lado de dentro da passarela. Os braços devem ficar para trás com movimentos leves.
PivotE um giro onde os braços acompanham o corpo.
Pivot com MostragemÉ um giro onde vai e volta. O manequim gira, dá uma leve parada e continua á desfilar.
Mais dicas na apostila da empresa
...
Principais diferenças entre Modelo e Manequim:
Manequim: deve ser magra e alta. Normalmente as agências já tem o padrão definido, ou seja varia de acordo com as agências (sempre acima de 1.70). Não precisa ter tanta beleza. Atua em desfiles.Modelo: não tem um perfil traçado, ou seja, pode um pouco mais baixo... são pessoas de todas as características, mas deve ser fotogênico. Atua em comerciais de TV e fotos em revistas entre outros.
Se quiser saber mais sobre estes ítens, compareça a empresa e ganhe a sua gratuitamente
O que um manequim nunca deve fazer
OLHAR nunca olhar para o chão
ANDARnunca andar pisando com o calcanhar
COLUNAexpressão corporal. Sempre Manter a postura, inclusive quando se senta
PONTUALIDADEnão chegue atrasado. Há uma equipe de profissionais (fotógrafos, produtoras...) trabalhando no mesmo evento
PRODUÇÃO transar roupas e visual de acordo com revistas, jornais, TV, etc.LINGUAGEMfalar corretamente e em tom baixo. Não usar gírias. Evite "gesticular"enquanto conversa.
...
Higiêne
Usar desodorantes neutros
As unhas devem estar sempre feitas e sem esmalte. Usar base incolor de preferência
Não fumar no local dos trabalhos
...
Ítens de Maquilagem ( I )
Loção Tônica: para equilibrar a pele. Aplicar com algodão.
Hidratante: para proteger a pele dos agentes externos.
Corretivo: para igualar e corrigir a pele. Espalhar com a ponta dos dedos.
Base: para uniformizar a cor da pele. Aplicar com esponja apropriada.
Pó Facial: para fixar base e demais produtos. Usar esponja específica.
Contorno dos Olhos: para modificar, corrigir falhas e realçar formato dos olhos. Contornar com sombra específica e fixar com lápis.
Sombras: para colorir áreas específicas. Usar pincel.
...
Técnicas de Aplicação de Maquilagem
- lavar o rosto com sabonete neutro- limpar a pele com adstrigente- passar hidratante- passar base e espalhar bem. Não usar nas pálpebras- passar pó ou pancake- passar corretivo- passar sombra nas pálpebras esfumaçando de fora para dentro.- combinar as cores das sombras- passar lápis- passar delineador- passar rímel- passar blush na maça do rosto- passar batom contornando a boca com pincel Confira outras dicas na apostila da empresa
...
Técnicas de Passarela
3/4Meio giro é dado para entrar numa passarela. Quando entrar pelo lado direito, gire para o lado esquerdo e vice-versa.
MostragemUma "leve parada" do lado direito ou esquerdo, onde o manequim abre um pouco a perna do lado de dentro da passarela. Os braços devem ficar para trás com movimentos leves.
PivotE um giro onde os braços acompanham o corpo.
Pivot com MostragemÉ um giro onde vai e volta. O manequim gira, dá uma leve parada e continua á desfilar.
Mais dicas na apostila da empresa
...
Principais diferenças entre Modelo e Manequim:
Manequim: deve ser magra e alta. Normalmente as agências já tem o padrão definido, ou seja varia de acordo com as agências (sempre acima de 1.70). Não precisa ter tanta beleza. Atua em desfiles.Modelo: não tem um perfil traçado, ou seja, pode um pouco mais baixo... são pessoas de todas as características, mas deve ser fotogênico. Atua em comerciais de TV e fotos em revistas entre outros.

domingo, 5 de setembro de 2010

2° EDIÇÃO DA ESCOLHA DA MISS E MISTER MANOEL ANTONIO NUNES 11/06/2010


ESSE ANO O DESFILE FOI OTIMO, COMO SEMPRE MUITA GENTE E CONVIDADOS ESECIAS.

TIVEMOS A ABERTURA COM O MODELO N° 1 DE ICÓ AGENOR PARNAIBA, ELE JÁ DESFILOU 2 VEZES PARA O KANTO DA MODA DE ICÓ COM O PRODUTOR DO MISS CEAR LELE FANTINE, ESTEVE TAMBEM NO CONCURÇO MISTER TOUR CEARA 2010 É MISTER ESTUDANTIL É MISTER ICÓ 2010 DESFILOU PARA A REQUINT DA VISUAL NESSE ANO E JÁ FEZ ABERTURA DA 1° E 2° EDIÇÃO DA ESCOLHA DA MISS E MISTER MANOEL ANTONIO NUNES.


NA ABERTURA DO DESFILE TAMBEM TIVEMOS A PARTICIPAÇÃO GLAMUROSA DA NOVA MODELO DE ICÓ IZADORA BRASIL, MOSTROU TODO SEU ESTILO E GLAMOUR NA PASSARELA.ELA DESFILOU  COM A ROUPA DA BIJÓIAS BRASIL TEVE TODO O SEU APOIO DE SUA MÃE E DOS AMIGOS POIS TERIA UMA GRANDE RESPONSABILIDADE POIS ESTARIA A CONPOR A MESA JULGADO AO LADO DO AGENOR PARNAIBA.

ABERTURA COM OS GRUPOS DE DANÇA CONVIDADOS GRUPO MUSIC E GRUPO DAS MENINAS, MOSTRARAM MUITA COLEOGRAFIA BOA E ESTILOS VARIEDADE DEICHANDO A GALERA DE BOCA ABERTA.

ANOITE NÃO ACABARIA PURAI NÃO TIVEMOS UMA BOA BALADA APÓS O DESFILE O NOVO DJ DE ICÓ AGITANDO TUDO, DJ RANGEL OLIVEIRA MOSTROU QUE  SE GARANTE NOS SEUS REMIX E QUE FAZ AO VIVO SEM COPIA.

PRODUTOÇÃO
JOEDSON EVENTOS

CASTING
JOEDSON ALVES

GRUPOS DE DANÇA CONVIDADO
GRUPO MUSIC
GRUPO DAS MENINAS

FOTOGRAFIA
LUCAS ALVES

TRILHA SONORA
DJ RANGEL OLIVEIRA

AGRADECIMENTOS
MODELOS ADENOR PARNAIBA E IZADORA BRASIL
DIRETORAS E PROFESSORES E ALUNOS
DJ RANGEL.




sábado, 4 de setembro de 2010





Desfile OESTUDIO Outono Inverno 2010 São Paulo Fashion Week SPFW

Desfile OESTUDIO Outono Inverno 2010 São Paulo Fashion Week SPFW

PRODUÇÃO
OESTUDIO

Casting
WAY MODEL
Janete Friedrich
Diogo Schmitz

Bailarinos
Larissa Panseira

Daniel Calvet

Make Up
KRYOLAN
Henrique Martins

ON PROJEÇÕES - Daniel Monteiro
Diretor de Fotografia - Márcio Zavareze
Operador de Camera - Miguel Lindenberg
Primeiro Assistente - Pedro França
Segundo Assistente - Dudu Pessoa

Assistente de direção - Paulica Coelho
Produção - Ana Paula Miranda
Edição - John John Valle, Fernando Teixeira
Motion Graphics - Oliver

CO - PRODUÇÃO
DOM PRODUÇÕES CRIATIVAS

Dom Magalhães - Roteiro
Dan Dellias - Assistente Direção/Camera
Du Magalhães - Assistente de Trilha Sonora
Fabio Costa - Cenografia/ Assistente de Produção
Ana Paula Miranda - Produtora
Fabiola Fegori - Assistente de Produção
Fernando Teixeira - Edição
Alexandre Guimaraes - Release Dom e OESTUDIO
Valnice Miranda - Assessora Dom
Mon Cher Band - Juliette Binoche, Dissertação Paradigma (Musica Ambiente)
Sergio Bondionni - Fotografia

Trilha Sonora
MANGA JINGLE
Colaboração Du Magalhães (Dom Produções Criativas)

Artes Plásticas
Natali Tubenchlak

PROJETO INCLUSÃO SOCIAL
Secretaria de Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia
INT
Divisão de Desenho Industrial do Instituto Nacional de Tecnologia
Pesquisadores - Luiz Carlos do Carmo Motta, Gil Fernandes da Cunha Brito
Parceria da Secretaria de Educação do Municipio de Niterói
Participação Especial : Uênio Gonçalves da Silva Junior

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Multifato Comunicação - Renata Reis
MKTMIX Assessoria de Comunicação - Tânia Otranto
PR01 - Miki Nagai

Direção: OESTUDIO
Estilo: OESTUDIO
Styling: OESTUDIO

AGRADECIMENTOS
Paulo Borges
Luminosidade
Takanao Muramatsu
YKK
Renauxview
Kryolan
INT



VEJA O VIDEO NO YOUTUBE.
http://www.youtube.com/watch?v=LpQnjSzXuE4