terça-feira, 30 de outubro de 2018

SPFW, N46 PIET

RETIRADO DO SITE OFICIAL DO SPFW
POR: (Camila Yahn)

                       Sabe a sensação de entrar numa loja de aventura? Mesmo sem uma viagem marcada, passear por todas aquelas roupas e equipamentos especializados, as cordas, as mochilas, tudo super funcional, já traz aquele frisson do inesperado que antecede uma aventura, a liberdade que se aproxima e a vontade de viver algo novo.
                       Assistir ao desfile da Piet provoca a mesma sensação. A marca de Pedro Andrade tem se destacado cada vez mais não só dentro do streetwear, mas também do segmento masculino.
                       O segredo de sua ascensão é a habilidade incontestável de criar um produto contemporâneo e desejável, em sintonia com a linguagem atual, equilibrando design e funcionalidade.
                        Em sua coleção de estreia no SPFW, ele se inspira em esportes outdoor como montanhismo e trekking. Quando foi fundada em 2012, o logo da Piet era uma montanha, desenho que ele resgatou e aplicou em bolsas, camisetas e jaquetas. Pedro não pratica alpinismo, mas além de gostar da estética de suas vestimentas, faz uma analogia a sua própria escalada até aqui, o quanto ele já conseguiu conquistar.
                         A coleção começa mais urbana, com looks de alfaiataria (com elementos característicos da Piet, como um bolso de nylon hidrorepelente em tom vibrante aplicado no paletó tradicional de seis botões), e vai aos poucos entrando na natureza para depois voltar para a cidade. No ápice da montanha, ele faz referência às marcas clássicas de esportes outdoor, como North Face e Patagonia, “do tempo quando ainda eram boas”.
                          Do começo ao fim, o desfile oferece muitas opções para ocupar qualquer necessidade de um guarda-roupa masculino (que muitas mulheres também querem usar). É uma coleção focada em produto com design, com qualidade e eficácia comercial, cujo apogeu está na jaqueta azul e branca (e mais quatro cores estrategicamente aplicadas).
                           Não à toa, a plateia era composta por seus clientes e fãs, meninos que acompanham (e consomem) freneticamente todas as novidades do streetwear. Um grupo de quatro meninos americanos sentavam na primeira fila usando sneakers da parceria de Virgil Abloh com a Nike, que foi bem rápida a contratar a Piet para pensar em projetos de colab aqui no Brasil. Eles comentavam cada look entre eles, olhando de cima para baixo, filmando e fotografando os seus preferidos.
                            Colaboração, por sinal, é uma forma de negócio importante para a Piet. Só neste desfile, ele lança parcerias com Nyke, Rider, Converse, Vicunha e Starter (lindos bonés). As colabs começam a chegar na loja da Piet a partir de dezembro; a coleção completa chega em fevereiro.
                            Pedro é formado em design industrial; ele vem desse background de criação com foco no produto, conhecimento de técnica e estudo de cor. Mas bom gosto e olhar não é algo que se aprende na faculdade. Quem gosta de moda, taí uma marca obrigatória para manter no radar. (Camila Yahn)
DIREÇÃO CRIATIVA
Pedro Andrade
STYLING
Marcio Banfi
BELEZA
Helder Rodrigues
TRILHA
Marcelo D2
DIREÇÃO DE DESFILE
Augusto Mariotti
Fotos: Zé Takahashi / Ag. FOTOSITE

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