sábado, 18 de março de 2017

SÃO PAULO FASHION WEEK 2017 / JOÃO PIMENTA

13.03.2017 / DESFILES

N43 / SPFW

JOÃO PIMENTA

Numa época da moda em que itens básicos de streetwear ganham status de nobreza, a coleção de João Pimenta acerta em cheio. Empresta sua excelência de quase alta costura para peças de fácil aceitação como moletons, casacos de chuvas, camisetas. A manobra poderia ser meramente comercial , mas no mundo de João Pimenta tudo tem sentido, pesquisa, camadas e camadas de criação e conceito de uma moda que jamais busca a banalidade. Pelo contrário – os compradores da marca procuram não só uma alfaiataria impecável, mas uma alfaiataria que seja, além disso, levemente fora “da caixa”. “Existe inclusive uma busca por saias masculinas, peça que os clientes sabem que vão encontrar aqui”, comenta o estilista em entrevista para o FFW.
A pesquisa de João vem bastante focada em materiais que seriam apenas casuais e esportivos mas com uma curadoria de luxo que os torna ainda mais tecnológicos. Materiais difíceis como o neoprene desenvolvido em forma biodegradável. Tecidos esportivos que funcionam como uma membrana impermeável de nylon para chuva, mas que deixa a pele respirar. Ou então um tricot normalmente usado para tênis, adaptado para camisetas que ficam sem costura. E apesar da alta performance da pesquisa são materiais que entram fácil no gosto masculino que procura função, beleza minimalista, um gosto perene. O que pode ser mais perene que um azul-uniforme, o cáqui, o preto? Parte da coleção força um pouquinho mais no aspecto trendy e vem com um jacquard preto e rôxo, por exemplo.
O styling, como era de se esperar, surpreende pelo origami de peças que a mente matemática do estilista arquiteta , juntando peças de design diferentes que se completam em sobreposições surpreendentes. Os toques de oversized foram bem medidos, de fácil vestimenta – apesar de estarmos numa época em que os volumões têm mais espaço, João foi equilibrado. “Acabei de completar 50 anos. Senti que era hora de me libertar. Eu sei que meu público é específico, mas eu descobri que posso ser mais sutil”, filosofa João, que decidiu suavizar suas doses de vanguarda para entregar uma moda mais fácil – não por isso menos sofisticada. (JULIANA LOPES)
DIREÇÃO CRIATIVA
João Pimenta
DIREÇÃO DE DESFILE E CASTING
Bill Macyntire
STYLING
João Pimenta
MAKE E HAIR
Retrô
TRILHA SONORA
Manimal
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Bruna Pimentel
Fotos: Zé Takahashi / FOTOSITE



Nenhum comentário:

Postar um comentário